Cachoeira da Usina Velha em Pirenópolis

Conheça a bela cachoeira da Usina Velha em Pirenópolis-GO! Cachoeira próxima ao centro histórico e muito acessível!

A cachoeira da Usina Velha é umas das cachoeiras mais próximas da cidade de Pirenópolis. Oferece muito contato com a natureza e é ideal para toda família!

A cachoeira da Usina Velha é um cenário tão bonito que não pude deixar de fazer um post só sobre ela! Visitamos o lugar durante nossa viagem de 3 dias em Pirenópolis. Escolhemos essa cachoeira por ser muito próxima ao centro histórico – cerca de 4 km – e passamos uma tarde por lá.

Não só a proximidade atrai os turistas para o local, mas também o acesso fácil as quedas. Isso porque a trilha que parte do estacionamento tem apenas 400 m e há uma ponte para cruzar o rio. Além disso, as águas rasas e tranquilas do ribeirão são ótimas para ir com crianças.

Por fim, há outras atrações vizinhas que podem ser incluídas no mesmo passeio, como a cachoeira da Meia Lua e o Mirante do Ventilador.

A bela paisagem da cachoeira da Usina Velha em Pirenópolis!Veja mais sobre o local no link.
A maior queda da cachoeira da Usina Velha, em Pirenópolis. Veja mais sobre esse belo lugar!

Como chegar e estrutura

A pedreira da cidade de Pirenópolis.
Pedreira da cidade

A cachoeira fica na pedreira da cidade e o acesso é pela rodovia dos Pireneus. Assim, é bem tranquilo encontrar a entrada, seja seguindo o GPS, seja observando a sinalização na rodovia.

Após entrar na estrada de terra, é preciso passar por uma portaria e seguir pela mesma estrada por alguns minutos, até chegar ao estacionamento.

Neste, há uma pequena lanchonete com banheiros e onde é possível comprar comidas e bebidas. É na lanchonete, também, que pagamos a taxa de visitação.

O valor da entrada é de R$25,00 e o horário de funcionamento é das 8h às 17:30h.

Lanchonete da cachoeira da Usina Velha.

O estacionamento é amplo, porém a lanchonete é bem simples. Portanto, recomendo levar os próprios alimentos e bebidas. Além disso, é essencial levar protetor solar e repelente para insetos!

Fomos numa sexta-feira a tarde e o tempo estava um pouco nublado, o que contribuiu para encontrarmos o lugar quase vazio. No entanto, lembre-se que, devido a facilidade de acesso, aos finais de semana a cachoeira costuma ficar cheia de visitantes.

A água, felizmente, não estava muito gelada e pudemos nadar tranquilamente. Assim, um período do dia foi tempo suficiente para conhecer e aproveitar bem o local.

Ponte pênsil e quedas

Imagem feita na Cachoeira da Usina Velha, uma das diversas atrações da cidade de Pirenópolis.

A pequena ponte pênsil é um ótimo ponto para fotos! É uma ponte pequena e baixa, que não oferece nenhum risco e deixa o cenário bem charmoso.

A cachoeira da Usina velha tem esse nome porque a sua maior queda, de dez metros de altura, foi formada com os escombros da antiga usina que havia ali. É possível ter acesso as quedas andando pelas margens do rio e escalando as pedras.

Conheça a cachoeira da Usina Velha em Pirenópolis, lugar excelente para passar uma tarde em família.

Além desta, o local possuí mais duas pequenas quedas, as quais podemos ver nas imagens abaixo:

Por fim, poderá gostar também de ver nosso passeio pela cidade de Goiás!

Obrigada pela visita!

A cachoeira da Usina Velha em Pirenópolis fica próxima ao centro histórico e tem muitos atrativos! Clique para saber mais!
Guarde essa imagem no Pinterest para acessar o post sempre que desejar!