Fotografando no pôr do sol: 10 dicas essenciais para fotos incríveis!

Veja 10 dicas para obter imagens melhores fotografando no pôr do sol. Clique para ler!

Veja 10 dicas para obter imagens melhores fotografando no pôr do sol. Consiga fotos maravilhosas com qualquer equipamento!

Fotografando no pôr do sol podemos conseguir diferentes tipos de imagens, já que a luz dourada e difusa do fim da tarde é ótima tanto para paisagens quanto para retratos e silhuetas. Porém, para conquistar o resultado desejado, existem alguns conceitos que precisamos ter em mente na hora do clique!

Assim, listo aqui dicas essenciais para melhores suas fotos na hora mágica! As informações são válidas tanto para quem fotografa com câmera profissional quanto para quem usa somente o celular.

1. No lugar e na hora certa

Planejamento é fundamental!

Antes de tudo, temos que decidir que tipo de fotos vamos fazer. Podemos escolher fazer fotos de paisagens, de pessoas ou uma mistura dos dois.

Com base nisso, vamos ao cenário ideal. Dessa forma, lugares mais elevados e com uma ampla vista costumam ser perfeitos para fotografar paisagens naturais e arquitetura. Por outro lado, campos e parques são ótimos para ensaios e retratos.

Além disso, outra coisa importante a levar em consideração na escolha do lugar é se não há montanhas ou prédios que possam fazer uma sombra ou esconder o sol, impossibilitando o uso da luz dourada.

Veja 10 dicas para fotografar na hora mágica! Use a luz dourada a seu favor e consiga resultados incríveis! Clique para ler.

Apesar de ser interessante escolher quais imagens vamos fazer, há sempre a possibilidade de fotografar um pouquinho de cada coisa, já que o entardecer dura por volta de meia-hora. Então, precisamos também prestar atenção no horário do pôr do sol, que varia de acordo com o local e época do ano, e chegar pelo menos uma hora antes. Geralmente, uma busca rápida no google já nos informa a hora exata.

Por fim, não se esqueça de verificar a previsão do tempo! Um dia chuvoso acaba com qualquer oportunidade de fotos. No entanto, a presença de algumas nuvens pode tornar as imagens ainda mais interessantes.

Veja 10 dicas para fotografar na hora mágica! Use a luz dourada a seu favor e consiga resultados incríveis! Clique para ler.

2. Atenção ao compor a imagem

Existem algumas regrinhas básicas de composição que podem melhorar consideravelmente suas fotos, não só na hora mágica mas em outros momentos também! São elas:

  • Mantenha o horizonte reto: Imagens tortas dão uma sensação de queda e podem causar incômodo.
  • Cuidado com o fundo: Já viu aquelas imagens engraçadas em que um poste atrás da cabeça de alguém fica parecendo um chifre? Evite esse tipo de coisa ao prestar atenção nos elementos de fundo, para que não roubem a atenção.
Veja dicas para fotos melhores na hora mágica! Clique para ler!
  • Use linhas para direcionar o olhar: Esta é uma dica de ouro, quando usamos as linhas na composição o olhar segue para onde elas levam ou para o que enquadram. Isto traz uma noção de profundidade e torna a imagem muito mais interessante!
Use as linhas do ambiente para direcionar o olhar! Esta e outras dicas para fotografar no pôr do sol estão no link!
  • Enquadre na regra dos terços: Uma regra de composição que consiste em colocar o foco principal da imagem em um dos pontos marcados no exemplo abaixo, deixando a foto mais agradável de se ver.
Exemplo de foto na regra dos terços, que consiste em colocar o foco principal em um dos pontos marcados em vermelho. Veja mais dicas de fotografia no link!
Dica extra: Muitas câmeras permitem colocar essas grades no visor, assim fica mais fácil enquadrar na regra dos terços e manter o horizonte reto!

3. Encontre a exposição ideal

Para simplificar, podemos dizer que a exposição é o que faz uma foto sair mais escura ou mais clara.

Fotografando ao pôr do sol precisamos ajustar a exposição de acordo com o que queremos fotografar. Deste modo, se queremos uma foto do sol em si, vamos precisar deixar a foto mais escura, já que a luz do sol é muito forte. Por outro lado, se queremos fotografar uma pessoa ou objeto, devemos deixar a foto mais clara e, assim, o sol vai aparecer sem uma forma definida ou até nem aparecer.

Fotografando no pôr do sol: veja 10 dicas para melhoras suas imagens! Clique para ler! #dicasdefotografia
Dica extra: Fotografe deixando a foto um pouco mais escura e recupere as sombras na edição, para que o sol também apareça, como nesta imagem.

Nas câmeras DSLR controlamos a exposição manualmente e no pôr do sol podemos testar diferentes exposições. Porém, recomendo manter uma velocidade do obturador mais alta, para evitar tremer as imagens.

Além disso, tenha cuidado com o foco! Pode ser difícil o foco automático acertar quando tem alguém no contra-luz. Confira sempre e, se necessário, mude para o modo manual.

Já as câmeras de celular, geralmente, detectam qual a exposição ideal de maneira automática, dependendo de onde se clica para fazer o foco. Mas vai falhar muitas vezes!

Em vista disso, podemos alterar a exposição deslizando o dedo para cima e para baixo na tela ou usar aplicativos que permitam um maior controle da câmera.

5. Fotografe a luz dourada iluminando a paisagem e as pessoas

Apesar do céu e do sol ficarem lindos nesse momento, não é necessário que estejam presentes em todas as fotos. Então, fotografe prédios, montanhas e pessoas iluminados pelo sol, para captar o cor dourada sendo refletida.

Veja 10 dicas para fotografar na hora mágica! Use a luz dourada a seu favor e consiga resultados incríveis! Clique para ler.

6. Faça fotos de silhuetas

Algo fácil e sempre muito divertido de fazer no pôr do sol são fotos de silhuetas. Para isso, basta colocar a pessoa ou objeto na frente do sol e ajustar a exposição para que fiquem mais escuros e o céu apareça.

Fotografia de silhueta. Veja dicas para capturar imagens incríveis no link!

Como já disse no item 3, na maior parte dos celulares, quando clicamos na pessoa para fazer o foco o céu vai ficar estourado. Então, para ajustar a luminosidade é preciso deslizar o dedo para baixo na tela, escurecendo a imagem antes do clique.

Na silhueta, o mais interessante é deixar os elementos bem definidos na imagem. Assim, procure poses que deixam um espaço entre os braços, pernas e tronco. Além disso, fotografe o rosto da pessoa de perfil.

7. Faça retratos usando a luz como contorno

Outra maneira legal de usar a luz do sol em retratos, além das silhuetas, é, ainda deixando a fonte de luz atrás da pessoa, controlar a exposição para estourar o céu. Assim, a iluminação ao fundo faz um contorno, destacando as formas.

8. Dê um toque de criatividade: luz, sombra e flares

Usar a luz dourada para fazer retratos com luz e sombra é uma ótima pedida também. Use rendas, chapéus e flores para fazer sombras bem marcadas nas pessoas.

Retrato com luz e sombras no pôr do sol. veja mais dicas e ideias de fotos para fazer na luz dourada! Clique para ler.

Outra dica legal, é usar o efeito flare, que consiste em uma mancha de luz aparente na imagem. Para tanto, é preciso deixar que a luz entre direto através da extremidade da lente.

No celular, você pode conseguir o efeito inclinando um pouco a câmera e deixando a luz invadir a cena. Porém, é preciso ter o cuidado de manter a lente limpa, se não a sujeira pode interferir na imagem.

Efeito flare fotografando no pôr do sol! veja 10 dicas para tirar o melhor da hora mágica, clique para ler.

9. Não vá embora ainda! Fotografando logo após o pôr do sol

Assim que o sol se põe restam alguns minutos de luz! Por isso, aproveite esse tempo para continuar registrando as lindas cores que ficam no céu.

10 dicas essenciais para captar o melhor do pôr do sol! Clique para ler.

10. Edite sua imagem

Na edição, divirta-se alterando as cores e corrigindo eventuais erros. Você pode fazer isso em diversos aplicativos, como o Lightroom, o VSCO Cam ou o próprio instagram. Aliás, me siga por lá para ver mais fotos: @camerapassaporte!

Particularmente, gosto de brincar com o balanço de branco e diminuir as sombras e as altas luzes para deixar as silhuetas mais evidentes.

Por fim, espero ter ajudado! Qualquer dúvida basta deixar um comentário!

Poderá gostar também de ver dicas para fotografar flores e folhas.

Obrigada pela visita!

Veja 10 dicas para obter imagens melhores fotografando no pôr do sol. Clique para ler!
Guarde essa imagem no Pinterest para acessar o post sempre que desejar!