Dicas para fotografar flores e folhas

Veja dicas para fotografar flores e folhas durante suas viagens! Post ilustrados com imagens que podem ser usadas como fundo de tela para celular. Acesse!

Dicas para fotografar flores e folhas durante suas viagens! Aprimore seu olhar e produza fotos de qualidade e belas lembranças!

Veja dicas práticas para fotografar flores e folhas durante suas viagens! Post ilustrado com muitas fotos. Imagens disponíveis para wallpaper.

Eu sou apaixonada pela natureza e por registrar todos os seus detalhes. Então, quando vou para algum destino novo, procuro sempre conhecer e registrar a vegetação típica. Por isso, trouxe nesse post dicas para fotografar flores e folhas que sempre uso para clicar as belezas do caminho!

1. Pesquise por lugares interessantes

Antes da viagem é legal fazer uma pesquisa para descobrir os pontos ideais para encontrar as plantas! Assim, eu sempre busco por parques e jardins botânicos, que são ótimos para conhecer mais sobre a vegetação do lugar. Algumas cidades tem, inclusive, plantações e campos de flores próximos que são abertos a visitação. Mas é preciso ficar atento! Uma boa foto pode surgir até mesmo de um pequeno canteiro na rua.

Veja dicas práticas para fotografar flores e folhas durante suas viagens! Post ilustrado com muitas fotos. Imagens disponíveis para wallpaper.

2. Procure uma luz suave

O uso de flashs e difusores possibilitariam imagens com mais qualidade. No entanto, durante os passeios é impossível carregar tantos equipamentos, porque as malas e mochilas ficariam muito pesadas. Para suprir essa falta, eu costumo procurar por uma luz mais difusa. Seja fotografando em dias nublados ou inicio da manhã/ final da tarde, seja fazendo uma sombra sobre a flor com um chapéu ou lenço. Assim, não corro o risco das fotos ficarem “estouradas” e realço a delicadeza de cada pétala.

3. Use o sol como luz de fundo

Ainda pensando na questão da luz, uma sugestão legal é usar o sol como luz de fundo. Para tanto, basta deixar que os raios solares passem por entre as flores e, como as pétalas são transparentes, fica parecendo que estão brilhando no sol, deixando a foto com um aspecto de sonho.

Veja dicas para fotografar flores e folhas durante suas viagens! Tudo para produzir imagens de qualidade e belas recordações. Acesse o link!

4. Cuidado com objetos e pessoas na imagem

Como dito anteriormente, muitas das flores que encontramos no caminho estão em parques ou canteiros que são frequentados por outros turistas e moradores.

Como em qualquer tipo de foto, o fundo poluído pode estragar a sua imagem. Por isso, é importante se certificar se não tem pessoas, sujeira ou até outras flores mortas em volta do foco principal. Por vezes, basta se mover um pouco para que o objeto indesejado saia do quadro e isso poupa muito tempo na pós-produção.

5. Fuja do vento

Do mesmo modo, o vento pode atrapalhar demais na hora do clique, fazendo as flores ficarem distorcidas e dificultando o foco. Para evitar que isso aconteça é preciso procurar por lugares sem esse elemento ou fazer uma barreira com o corpo para cortá-lo. Lembre-se de ajustar a velocidade do obturador para denominadores mais altos, assim poderá congelar o momento sem tremer. No celular, caso esteja ventando, o ideal é procurar por lugares bem iluminados e usar o modo de disparo continuo para capturar a flor/folha em movimento.

Dicas para fotografar flores e folhas durante suas viagens. Aprimore seu olhar e conquiste imagens de qualidade e belas recordações!

6. Observe as diferentes texturas e detalhes

Registrar as flores de forma criativa é uma tarefa difícil! Então, tente observar as diferentes texturas e cores para destacar aquilo que chama mais atenção. Além disso, outros elementos como insetos ou gotas de orvalho podem ser usados para enriquecer a imagem. Da mesma forma, fica legal colocar um elemento humano, usando as mãos para segurar uma folha, por exemplo.

Dicas para fotografar flores e folhas durante suas viagens. Aprimore seu olhar e conquiste imagens de qualidade e belas recordações!

7. Componha a foto com outras flores ou pétalas

Entre as dicas para fotografar flores, essa é minha favorita! Colocar outras flores na frente do objeto principal na hora de compor a fotografia gera uma noção de profundidade. Assim também, brincar com pétalas na lente, deixando-as bem desfocas, pode trazer alterações interessantes de cor na imagem e é muito divertido!

8. Desfoque o fundo para dar destaque

Para quem usa câmera com controle manual, diminuir a abertura do diafragma (f) e deixar o fundo completamente desfocado traz destaque para o foco principal. Já para quem usa celular, é possível conseguir resultados interessantes chegando bem próximo a flor e fotografando no modo macro ou retrato.

Enfim, espero que gostem das dicas para fotografar flores e folhas! Todas as fotos que ilustram o post foram feitas durante viagens e estão disponíveis no Pinterest para quem quiser usar como papel de parede de celular!

Se gostar do conteúdo, não se esqueça de deixar um comentário e ver outros posts na Categoria Fotografia!