Pentax K1000: Funcionamento e fotos

A Pentax K1000 é uma câmera excelente para se aprender fotografia. Com os comandos todos manuais, produz imagens de qualidade! venha aprender sobre seu funcionamento e ver fotos feitas com elas nesse post. Clique para ler! #PentaxK1000

A Pentax K1000 é uma câmera analógica com comandos manuais que vai te ajudar a aprender fotografia e produzir belas imagens!

Ganhei a minha Pentax K1000 quando menos esperava, de presente de um professor. Após aprender muito com a Olympus Trip 35 eu já estava em busca de uma câmera analógica com mais recursos e a Pentax se encaixou perfeitamente!

A Pentax pode parecer complicada se você não entende de modo manual, mas será uma excelente professora de fotografia! Depois de compreendidos os conceitos de abertura e exposição, ela se torna uma grande companheira para produzir imagens de qualidade.

Assim como a Trip 35, a Pentax utiliza o filme 35 mm, comum e fácil de ser encontrado. No entanto, ao invés de ser uma Point and shoot, a Pentax é uma SLR (Single Lens Reflex). Assim sendo, tem controles manuais e pode trocar de lentes. Além disso, é uma câmera maior e bem mais pesada.

Fabricada no Japão por 21 anos após seu lançamento, em 1976. Seu ISO varia de 20 a 3200 e a velocidade do obturador de 1 a 1/1000 s.

A minha Pentax veio com uma lente 50mm f/2, que é excelente para retratos e fotos de natureza, minhas preferidas.

Kodak ColorPlus ISO 200. Clique ver mais fotos analógicas!

Primeiros Passos:

Primordialmente, é preciso ter certeza do bom funcionamento da sua câmera. Para tanto, confira se a lente não tem sinal de fungos e se não há nenhum problema para rodar a alavanca ou apertar o botão de disparo. Além disso, verifique se o compartimento do filme está fechando de maneira adequada. 

A Pentax K1000 utiliza uma bateria alcalina, igual as de relógio, do tipo LR44, para o funcionamento do fotômetro. O compartimento dela fica na parte de baixo da câmera e pode ser aberto com auxilio de uma moeda.

Tenho a minha há 4 anos e nunca precisei trocar a bateria. Por vezes, manchas podem aparecer no visor. Assim, no meu visor tem uma mancha grande, bem central.

Não tenho certeza se é oxidação do prisma ou sujeira. Contudo, esse pequeno defeito não aparece nas fotos reveladas, ainda que cause um pouco de incômodo na hora de fotografar.

Aprenda a utilizar a Pentax K1000, bela câmera analógica que utiliza filme 35mm! Uma ótima SLR para aprender fotografia e produzir belas imagens. #pentaxK1000

Curiosidade: Uma vez que a câmera usa objetivas da série “K” e sua velocidade do obturador vai até 1/1000 s, recebeu o título de “K1000” 

Como usar:

  • Abra o compartimento do filme puxando o botão de rebobinar para cima. Em seguida, coloque o filme e prenda-o pelo buraco central. Leve a lingueta até o lado oposto e encaixe até que esteja presa. Logo, dispare o botão e gire a alavanca para se certificar que o filme foi colocado corretamente e está rodando;
  • Agora, feche o compartimento e vá disparando e girando a alavanca após cada disparo, até o contador chegar no número 0 (zero);
  • Sempre altere o ISO de acordo com o filme escolhido. Para isso, basta segurar o botão da velocidade do obturador e puxar para cima, rodando até o número correspondente;
  • Antes que comece a disparar, ajuste a exposição até que a agulha do fotômetro esteja no meio (vide imagem). Para tanto, altere a velocidade do obturador (na câmera) e a abertura do diafragma (na lente) de acordo com a luz do ambiente;
Visor da Pentax K1000, mostrando o fotometro na lateral direita. Aprenda a usar a câmera nesse post, clique para ver!
Ao olha no visor, na lateral direita, vê-se a agulha do fotômetro. Se ela estiver para cima, no + (mais) significa que a foto vai sair muito clara. Caso esteja no – (menos), muito escura. Portanto, para um boa exposição, o ideal é ajustar as configurações até que a agulha esteja no centro.
  • Em seguida, enquadre e foque manualmente olhando no visor. Só então clique pressionando o botão de disparo;
  • Avance o filme usando a alavanca após clicar cada foto, pois a câmera não permite dupla exposição no mesmo quadro.

Divirta-se!

  • Enfim, após disparar todas as 36 poses, solte o filme apertando o botão pequeno preto na parte de baixo da câmera e gire a alavanca para rebobinar. Apenas quando estiver completamente rebobinado abra o compartimento e retire o filme. É preciso muito cuidado porque, caso abra antes de rebobinar, as fotos vão se perder (o famoso filme queimado);
  • Revele as fotos. Para tanto você pode procurar um laboratório especializado, ou fazer você mesmo (eu nunca tentei fazer).
Se preferir, aprenda sobre o funcionamento da câmera em vídeo:

Seguem, então, algumas imagens feitas com a Pentax K1000:

Durante esses anos fiz 10 revelações. Sempre levava meus filmes para um laboratório e pedia para revelar e digitalizar as fotos direto do negativo. Desse modo, podia ver as fotos no computador primeiro e, então, decidir quais imprimir.

O tipo de filme que eu mais usei foi o Kodak ColorPlus ISO 200. Isso porque eu o encontrava com mais facilidade e tinha um bom custo-benefício, gerando imagens com cores vibrantes. Seguem algumas imagens com esse filme:

Fotos analógicas com filme Kodak ColorPlus ISO 200. Quer ver mais? Acesse o blog!
Pentax K1000 + Kodak ColorPlus ISO 200. Acesse o blog para ver mais fotos!
Flores secas registradas com filme Kodak ColorPLus ISO 200, veja mais fotos no blog!

Posteriormente, utilizei o filme Kodak UltraMax ISO 400. Com a mudança de filme, nota-se uma diferença nas cores e na quantidade de grãos na imagem:

Lago Igapó em Londrina. Filme Kodak UltraMax ISO 400. Veja mais fotos clicando no link! #35mm
Pentax K1000 + Kodak UltraMax ISO 400. Clique no link para ver mais fotos!
Cataratas do Iguaçu fotografadas em filme! Acesse o blog para ver mais fotos!
Pentax K1000 + AgfaPhoto Vista Plus ISO 400. Veja mais fotos clicando no link!
Pentax K1000 + AgfaPhoto Vista Plus ISO 400. Veja mais fotos clicando no link! #pentaxK1000 #AgfaPhoto
Pentax K1000 + AgfaPhoto Vista Plus ISO 400. Veja mais fotos clicando no link! #pentaxK1000 #AgfaPhoto

Essa diferença nas cores fica ainda mais evidente em filmes de outras marcas, como no exemplo das imagens a seguir. Elas foram feitas com filme AgfaPhoto Vista Plus ISO 400. Isso gerou imagens mais lavadas e com diferentes tons – repare nas cores verde e marrom. Qualquer dúvida entre em contato pelos comentários, ficarei feliz em ajudar!

Fique de olho no blog, para ver mais sobre filmes e câmeras antigas acesse a Categoria Vida Analógica.

Fontes consultadas: Wikipedia

Obrigada pela visita!

Aprenda a fotografar com a Pentax K1000 e veja algumas fotos feitas com essa câmera analógica! Clique para ler! #pentaxK1000 #fotografianalogica #filme35mm #revelação
Guarde essa foto no Pinterest para salvar e acessar o post depois!