Cachoeira do Abade em Pirenópolis

Conheça a maravilhosa cachoeira do Abade em Pirenópolis-GO!Passeio imperdível, clique para ler!

A cachoeira do Abade oferece trilhas com paisagens de tirar o fôlego, sendo um passeio imperdível e cheio de atrações!

Um dos lugares mais lindos que visitamos em Pirenópolis foi a cachoeira do Abade! O lugar fica em uma reserva repleta de vegetação do cerrado e possuí diversas atrações além da queda principal, como pontes, mirantes e outras cachoeiras menores.

Fomos para essa cachoeira no nosso segundo dia na cidade, depois de sair do Parque Estadual dos Pireneus, como mostrei no post com nosso roteiro de 3 três dias em Pirenópolis.

Como chegar, estrutura e horários:

O acesso para a Reserva do Abade é através da Rodovia dos Pireneus. A entrada fica a aproximadamente 16 km do centro da cidade e boa parte do caminho é por terra. Por isso, há certa dificuldade para carros sem 4×4, exigindo uma direção cuidadosa. No caminho, há outras cachoeiras e mirantes.

Mapa do caminho para a cachoeira do Abade, saindo de Pirenópolis.

Nós chegamos pelo outro lado da estrada, porque estávamos voltando do Pico dos Pireneus. Assim, acabamos nos metendo numa enrascada por causa do GPS, que nos indicou a entrada em uma pequena porteira de madeira.

Logo após entrarmos, percebemos que estávamos no lugar errado, mas ao tentar fazer um retorno o carro atolou. Então, decidimos seguir mais um pouco a estrada, mesmo sendo estreita e cheia de pedras. Achamos que, de alguma forma, poderíamos cair de volta no caminho certo. Afinal, ficamos presos por outra porteira, tendo que voltar todo o trajeto.

Por isso, fique atento! O acesso para a cachoeira é bem demarcado na estrada, com placas indicativas.

Enfim, chegamos na reserva, onde há um amplo estacionamento e ótima estrutura. O espaço conta com lanchonete, restaurante, banheiros e redes para descanso. O valor da entrada varia de acordo com a trilha escolhida e um período do dia é tempo suficiente para conhecer tudo.

São duas opções de trilha: A trilha do Abade custa R$30,00 e tem apenas 500m, indo quase direto para a queda principal, passando apenas por dois mirantes e ponte pênsil. Já a trilha do vale custa R$40,00 e tem 2,5 km, dando acesso a diversos mirantes, pontes e quedas e terminando na trilha menor.

O horário de funcionamento é das 9h às 16h, sendo que só é possível iniciar a trilha maior até as 14h. Você pode ver mais informações no site oficial da cachoeira do Abade.

Conheça as atrações da cachoeira do Abade em Pirenópolis-GO! Clique para ler o post completo!
Atenção! Não se esqueça de levar protetor solar, água e repelente para insetos!

A trilha do vale

Nós optamos por fazer a trilha do vale, e acho que foi uma ótima escolha! Ela incluí: 4 cachoeiras, 3 mirantes, duas pontes e uma piscina natural.

Assim que compramos a entrada, ganhamos uma pulseira de acesso. A trilha é bem demarcada e, na maioria das vezes, andamos sobre tijolos ou decks de madeira. De qualquer forma, é fácil saber por onde ir. No entanto, alguns pontos apresentam um nível maior de dificuldade, como subidas íngremes para acessar alguns dos mirantes.

Na nossa visita o dia estava nublado, o que ajudou a fazer a trilha, porque não ficamos sob o sol forte. A vegetação do cerrado deixa a experiência ainda mais emocionante, podemos observar todas as particularidades desse bioma!

Ao final da trilha passamos pela Ponte da tremedeira, uma ponte pênsil de 50 metros sobre o rio das Almas. Esta acelera o coração até dos mais corajosos!

A vista lá no meio é linda e só é permitido passar 2 pessoas por vez.

A cachoeira do Abade

A queda que dá nome ao local tem 22 metros de altura e um poço lindo, com águas esverdeadas, muita areia e pequena trilha de tijolos amarelos. Além disso, a presença de guarda-vidas garante a segurança dos banhistas.

Infelizmente a água é muuuito fria, mas depois de caminhar tanto pela trilha, vale a pena o mergulho!

Conheça a maravilhosa cachoeira do Abade em Pirenópolis-GO!Passeio imperdível, clique para ler!
Conheça a maravilhosa cachoeira do Abade em Pirenópolis-GO!Passeio imperdível, clique para ler!

Por fim, poderá gostar também de conhecer a cachoeira da Usina Velha.

Obrigada pela visita!

Guarde essa imagem no Pinterest para acessar o post sempre que desejar!