Um dia em Siena

Roteiro de um dia em Siena, na região Toscana, Itália. Cidade medieval com muitas construções históricas e lugares bonitos.

Um dia em Siena é tempo suficiente para conhecer e se encantar com as belezas medievais dessa cidade Toscana. Veja nosso roteiro explorando os principais pontos turísticos!

Morando na Toscana temos a possibilidade de pegar um trem, passar o dia andando por alguma cidade da região e depois voltar para dormir em casa. Assim sendo, decidimos fazer uma visita a Siena, que fica localizada a aproximadamente 70 km de Florença. Siena é conhecida por suas construções medievais de tijolos e por uma tradicional corrida de cavalos (Palio), que acontece no verão.

Roteiro de um dia em Siena!

Como chegar:

Nós chegamos de trem, por volta das 9 horas da manhã, e é o transporte que recomendo. No entanto, é possível também acessar a cidade de ônibus ou carro. Caso opte pelo carro, deixe o veículo em um estacionamento, já que o centro histórico é zona proibida para não-moradores.

O transporte de trem na Itália é bem simples e de fácil compreensão. Logo após chegarmos na estação central de Siena foi preciso pegar um ônibus urbano até o centro. O trajeto da estação até o centro leva aproximadamente 15 minutos.

Fortezza Medicea

Este foi meu lugar favorito para fotos!

Em primeiro lugar, optamos por visitar a praça onde está localizada a Fortezza Medicea. No dia que estivemos por lá, estava tendo uma feira de flores na pracinha.

Pouco depois que chegamos, entramos por uma porta central que leva a um enorme auditório. Então, bastou subir algumas escadas para apreciar a vista incrível e caminhar pelos muros. A entrada na Fortezza é grátis.

Centro Histórico

Roteiro de um dia em Siena!

Caminhando em direção ao centro histórico, pudemos apreciar ainda mais a vista para a cidade. O centro é muito bem cuidado e tem vários restaurantes, cafés e lojas de lembranças. Suas ruazinhas são estreitas e a arquitetura é bem preservada e típica das cidades medievais, por isso é considerado Patrimônio da Humanidade.

Depois que passeamos pelas belas ruas, paramos para almoçar no restaurante L’Osteria dei Rossi. Dessa forma, provamos o famoso Pici, uma massa típica da cidade.

Pizza del Campo

Após o almoço, nos dirigimos para a Piazza del Campo, que é uma enorme praça redonda, cercada por construções. Nela estão localizados o Palazzo Pubblico, a Torre del Mangia e a fonte Gaia.

Achei o local bem diferente e bonito, principalmente o prédio todo vermelho e enorme que é o Palazzo. No entanto, é também um local bem agitado que fica cheio de gente sentada no chão ou nos restaurantes, o que atrapalha bastante as fotos. Além disso, a fonte gaia não está tão bem conservada e fica cheia de pombos.

É na Piazza del Campo que sempre ocorrem os eventos da famosa corrida de cavalo (Palio).

Catedral de Siena

Em seguida, andamos até a catedral. Elegante e cheia de detalhes, não é atoa que este é o principal cartão postal de Siena. A fachada de mármore lembra um pouco a catedral de Florença. Nós optamos por não conhecer o interior, mas com certeza é um local incrível, já que tem um piso em mosaico e abriga esculturas de Michelangelo.
A catedral é outro ponto que fica mais cheio de turistas. Contudo, vale a pena explorar de todos os ângulos e tirar muitas fotos. Não se esqueça de observar a Opera della Metropolitana na lateral da igreja.

Fonte Branda

Depois de ver a catedral, descemos uma rua para visitar a Fonte Branda. É uma fonte antiga com muitas carpas e água azulzinha. Lá da fonte temos uma vista para a Basílica de São Domingos, outra enorme construção.

Por fim, para retornar da fonte ao centro da cidade, pegamos a escada rolante, o que tornou a subida muito mais fácil e rápida.

Dicas extras:

  • Opte por usar sapatos confortáveis, já que é preciso andar bastante para conhecer a cidade;
  • Não se esqueça de olhar para trás, às vezes tem um lugar lindo que você não tinha reparado;
  • Como disse anteriormente, explore a catedral de todos os ângulos, ela é impressionante e vale gastar um bom tempo observando;
  • Tome um gelato na Venchi Cioccolato e Gelato;
  • Observe também as esculturas mais modernas espalhadas pela cidade.

Em conclusão, recomendo muito o passeio de um dia em Siena!

Caso preferir, pode ver nosso dia também em vídeo:

Além disso, poderá gostar de ver nosso roteiro de um dia em Milão.

Obrigada pela visita!

Guarde essa imagem no Pinterest para acessar o post sempre que desejar!

Relacionados