Pietrasanta: um dia de passeio e fotos!

Pietrasanta é uma encantadora cidadezinha localizada na região da Toscana. Possuí uma rica história artística e belas paisagens naturais, sendo um destino ótimo para fotografar. Veja nosso passeio de um dia pela cidade e descubra suas atrações!

Descobri Pietrasanta em uma lista de cidades bonitas da Toscana, que apareceu para mim no Pinterest. Após fazer uma pesquisa, percebemos o quão perto estávamos dessa pérola, desconhecida pela maioria dos turistas brasileiros. Assim, decidimos passar um domingo por lá.

A cidade fica próxima a Pisa (cerca de 35 km, apenas), e o acesso por trem é bem tranquilo. Ao chegar na estação central, basta caminhar por poucos minutos para encontrar o muro e o centro histórico. Assim sendo, recomendo o acesso pela ferrovia.

Pouco depois de desembarcarmos, fomos procurar por um café e, assim, já foi possível admirar o centro e dar uma espiada nos comércios locais, onde encontramos muito artesanato e produtos típicos. Da mesma forma, aproveitamos para tirar fotos com o monumento em formato de moldura, chamado de “Peace Frame”, que esta localizado próximo aos comércios.

Duomo di San Martino e outras atrações próximas:

Uma das principais atrações da cidade é o Duomo, uma imponente igreja renascentista, cuja fachada é de mármore e muito bonita! A entrada na catedral é grátis e recomendo, pois a igreja abriga uma variedade de obras de arte sacra, incluindo pinturas e esculturas de artistas renomados. Logo após entrar, ficamos admirados com os detalhes no teto.

A praça do Duomo tem outras atrações, como o complexo de Santo Agostinho, a estátua de Leopoldo II e o Palazzo Moroni. Ao lado da catedral vimos uma estátua de Zita de Bourbon-Parme, pela qual fiquei encantada – principalmente pelas roupas da imperatriz, que eu queria para mim.

Aliás, o que não faltam na cidade são esculturas espalhadas, além de galerias, museus e lojas de arte contemporânea e tradicional. Deste modo, passear pelas suas ruas estreitas, admirando as belas fachadas das casas e as lojas charmosas, nos traz um sentimento de conexão com a arte que só essa cidadezinha pode transmitir.

Rocca di Sala:

Em busca da vista para a cidade, subimos até a Rocca di sala. A subida é íngrime, mas recompensadora, pois o parque é muito bonito, com algumas ruínas e esculturas. Por isso, a colina é um local popular para piqueniques e passeios ao ar livre, e é um excelente lugar para apreciar a natureza e desfrutar da paisagem.

No alto da colina existe uma escultura de banco desproporcionalmente grande. Apesar de um pouco estranho, rende fotos divertidas!

Mas o ponto principal com certeza fica para a vista da cidade, que é ainda mais encantadora pela presença do mar ao fundo.

Parco della Versiliana:

Posteriormente ao passeio pelo centro, pegamos um ônibus no terminal para chegar ao Parco della Versiliana, que fica próximo ao litoral. Este, é um parque grande, com muitas árvores e trilhas para caminhadas. No entanto, o ponto alto, para mim, com certeza é a ponte de pedra, que parece um cenário dos sonhos para fazer muitas fotos e vídeos.

Litoral de Pietrasanta:

Por fim, visitamos a orla de Pietrasanta, que fica bem próxima ao parque. A praia é uma mistura de areia e pedras, e é ideal para caminhar, relaxar e desfrutar do mar no verão. Assim, existem ali perto muitas opções de restaurantes e bares, sendo um ótimo local para curtir o fim de tarde tomando um aperitivo. Além disso, também gostei muito da vista para as montanhas que temos do litoral.

Em resumo, achei Pietrasanta uma cidade super fotogênica e aconchegante. Apesar de ser uma cidade pequena, possuí algumas atrações que a tornam um destino distinto dos tradicionais na Toscana. Portanto, vale a pena passar um dia explorando tudo que ela tem a oferecer.

Por fim, poderá gostar também de ver nosso dia em Siena!

Guarde essa imagem no Pinterest
para acessar o post sempre que desejar!