Filme vencido: como usar e fotos reveladas

Veja os efeitos de um filme 35mm vencido há dez anos! Dicas de como usar e muitas fotos reveladas nesse post.

Se você curte fotografia analógica já deve ter se deparado com anúncios de filmes vencidos para comprar. Mas vale a pena? Aqui mostro como usar um filme vencido e quais efeitos esperar na revelação!

Para saber como usar o filme vencido é preciso entender que a data de validade que vem na caixinha indica o limite de tempo que o fabricante garante que o filme vai manter a sensibilidade ISO de fábrica.

Assim sendo, após essa data o filme pode ficar menos sensível. Consequentemente se você configurar a câmera de acordo com o que está marcado, as fotos poderão ficar escuras.

Mas isso é só para evitar riscos, no geral um filme vencido há menos de dez anos e em boas condições de armazenamento não vai perder sensibilidade a ponto de estragar as fotos. Nesse caso, podemos usar esses filmes normalmente e contar apenas com alguns efeitos de cor.

Veja os efeitos de um filme 35mm que passou da validade há dez anos! Dicas de como usar e muitas fotos reveladas nesse post!

O consenso é que a cada dez anos o filme vencido deve perder um ponto de ISO. Por exemplo, se eu tenho um filme ISO 400 vencido em 2009, eu devo configurar a câmera para um ISO 200. Além disso, os filmes de ISO baixo duram mais.

Fotografia analógica do interior de um fusca antigo. Veja mais desse filme no blog, clique para ler!
Fotografia de um fusca marrom feita em câmera analógica. Veja as outras fotos no link!

Outra coisa que garante uma duração melhor do filme são as condições em que ele foi guardado. Um filme que foi mantido a baixa temperatura com certeza vai funcionar melhor e por mais tempo do que aquele que esteve em altas temperaturas e umidade.

Os efeitos obtidos, além da diferença na exposição, podem ser:

  • Falta de contraste
  • Cores distorcidas
  • Imagens granuladas

Portanto, a dica é não usar para fotos importantes! Use apenas para se divertir e experimentar, pois não há garantias aqui.

Foto analógica de um buquê de flores! #35mm
Veja mais fotos analógicas no post! São retratos, flores, objetos!

Em 2016 eu usei na minha Pentax K1000 um filme vencido há 10 anos, da marca Fuji Superia com ISO 400. Como foi a primeira vez fiquei apreensiva, então mantive o ISO indicado na embalagem. No fim acabei me apaixonando pelo resultado com fotos escuras e muito granuladas. São essas fotos que ilustram o post!

Veja os efeitos de um filme 35mm vencido há dez anos! Dicas de como usar e muitas fotos reveladas nesse post!
Dicas de como usar um 35mm que passou da data de validade. Muitas fotos reveladas nesse post! #vidaanalogica
Veja os efeitos de um filme 35mm vencido há dez anos! Dicas de como usar e muitas fotos reveladas nesse post!
Foto com cores vibrantes e muito granulado, tirada no sol forte do meio-dia.

Fontes: Lomography, Queimando o Filme

Veja mais posts como esse na Categoria Vida Analógica!

Obrigada pela visita!

O que esperar de um filme que já venceu? Fiz essas fotos com a Pentax K1000 e um filme Fuji Superia ISO 400 vencido há 10 anos! #35mm #fotografianalogica
Guarde essa imagem no Pinterest para salvar e acessar o post depois!