Dupla exposição é quando tiramos duas fotos no mesmo quadro, saindo uma foto em cima da outra. Essa técnica pode resultar em imagens muito interessantes e criativas!
Algumas câmeras analógicas, como as Lomos, permitem que você faça duas ou mais exposições na mesma foto. Porém, outras câmeras como, por exemplo, a Olympus Trip 35 e a Pentax K1000, têm um sistema que trava o botão de disparo após cada clique, impossibilitando a dupla exposição.
Entretanto, existem maneiras de burlar esse sistema para produzir fotos assim nessas câmeras também! Sendo um “jeitinho”, existe o risco de nada dar certo, como também a possibilidade de resultados incríveis e surpreendentes. Veja a seguir como foi minha experiência tentando fazer duplas exposições na minha Pentax K1000:
Minha primeira tentativa foi um desastre!
Com um filme da Kodak UltraMax ISO 400, eu tentei seguir o seguinte tutorial:
Disparar uma foto. Em seguida, segurando o botão de soltar o filme embaixo da câmera e com alavanca de rebobinar levantada, segurá-lo firmemente no mesmo lugar. Então, avançar o filme em falso. Enfim, sem mudar de quadro, disparar mais uma vez.
Provavelmente eu não apliquei a técnica direito, pois acabei com múltiplas exposições em uma foto só e outras apenas meio expostas.
O que realmente funcionou:
Na minha segunda tentativa, usei um filme Kodak ColorPlus ISO 200 e as instruções eram as seguintes:
Disparar todas as 36 fotos do rolo e logo depois rebobinar o filme todo. Tomar cuidado para que a lingueta não seja engolida. Posteriormente, em um quarto escuro, colocar o mesmo filme de volta na câmera. Fotografar por cima das primeiras imagens.
Como estava desconfiada, não quis usar o filme todo, então bati apenas 15 fotos de silhuetas na janela da sala e, em seguida, busquei texturas para a segunda “camada”. Por fim, o filme não ficou exatamente no mesmo lugar e as fotos acabaram saindo metade em cada quadro já exposto. No entanto, com alguns cortes, achei que as imagens finais estão bem legais e fiquei satisfeita!
Dicas:
- Tentar deixar a primeira camada sub exposta, pois como o filme vai entrar em contato com a luz por duas vezes, corre o risco da foto sair estourada ou até queimada, sem esse cuidado. Por esse mesmo motivo, usar um filme com ISO baixo pode ajudar.
- Anote quais fotos fez em cada quadro da primeira vez e busque uma segunda camada que combine!
- No blog Lomogracinha tem mais maneiras de se fazer uma dupla exposição criativa.
Outras fontes consultadas: Queimando o filme.
Você poderá gostar também de ver outros posts da Categoria Vida Analógica!