Se você curte fotografia analógica já deve ter se deparado com anúncios de filmes vencidos para comprar. Mas vale a pena? Aqui mostro como usar um filme vencido e quais efeitos esperar na revelação!
Para saber como usar o filme vencido é preciso entender que a data de validade que vem na caixinha indica o limite de tempo que o fabricante garante que o filme vai manter a sensibilidade ISO de fábrica.
Assim sendo, após essa data o filme pode ficar menos sensível. Consequentemente, se você configurar a câmera de acordo com o que está marcado, as fotos poderão ficar escuras.
Porém, essa data existe apenas para evitar riscos. No geral, um filme vencido há menos de dez anos e em boas condições de armazenamento, não vai perder sensibilidade a ponto de estragar as fotos.
Nesse caso, podemos usar esses filmes normalmente e contar apenas com alguns efeitos de cor.
O consenso é que, a cada dez anos, o filme vencido deve perder um ponto de ISO. Por exemplo, se eu tenho um filme ISO 400 vencido em 2010, eu devo configurar a câmera para um ISO 200. Além disso, os filmes de ISO baixo duram mais.
As condições em o filme foi guardado são outro fator que garante uma duração melhor do mesmo. Assim, um filme que foi mantido a baixa temperatura com certeza vai funcionar melhor e por mais tempo do que um que esteve em contato com altas temperaturas e umidade.
Os efeitos obtidos, além da diferença na exposição, podem ser:
- Falta de contraste
- Cores distorcidas
- Imagens granuladas
Portanto, a dica é não usar para fotos importantes! Use apenas para se divertir e experimentar, pois não há garantias aqui.
Em 2016 eu usei na minha Pentax K1000 um filme vencido há 10 anos, da marca Fuji Superia com ISO 400. Como foi a primeira vez, fiquei apreensiva, então mantive o ISO indicado na embalagem.
Por fim, acabei me apaixonando pelo resultado com fotos escuras e muito granuladas. São essas fotos que ilustram o post!
Fontes: Lomography, Queimando o Filme
Veja mais posts como esse na Categoria Vida Analógica!
Obrigada pela visita!