O Horseshoe Bend é uma formação rochosa localizada sobre o Rio Colorado, que tem esse nome devido ao seu formato peculiar, parecendo uma curva de ferradura. É fácil entender porque há tantas fotos desse local no instagram, é tão belo que não tem como errar no click!
Nós passamos pelo Horseshoe Bend depois de um noite na cidade de Paige, que é o ponto de apoio ideal para quem quer visitar o Grand Canyon e descobrir outras belezas do Arizona. Só dez minutos de estrada pela rodovia US89 e já estávamos no amplo e gratuito estacionamento.
Saindo do estacionamento é preciso andar por uma trilha até a formação. Leva de 15 a 20 minutos (aproximadamente 1,2 km) e logo no começo é uma subida íngrime. Depois, é preciso descer em direção ao rio. Parece tranquilo, mas o sol do deserto não perdoa! No meio do caminho há um pequeno espaço coberto para descansar e é preciso se precaver com protetor solar, chapéu e muita água. Recomendo também usar um sapato fechado, já que, além da areia quente, a vegetação rasteira pode esconder animais peçonhentos.
Ao chegar no rio a imensidão do lugar fica evidente. O penhasco não possuí muita proteção, talvez pela visita ser grátis não há recursos para investir em segurança. Por isso, é preciso tomar muito cuidado! Eu fiquei com medo real de escorregar na beirada do precipício, que tem 300 metros de altura. Aparentemente isso não assusta muita gente, já que estava lotado de turistas. Fomos por volta das 10 da manhã e com certeza no horário do pôr do sol deve lotar ainda mais.
Para fotografar subimos numa pequena formação na lateral. Cansou bastante, mas a parte mais lotada (e fotografada) é de frente para a curvatura, então explorar outros lugares foi interessante.
Enfim, é um passeio que vale a pena, mas vá preparado para o esforço físico!