A cachoeira da Usina Velha é umas das cachoeiras mais próximas da cidade de Pirenópolis. Oferece muito contato com a natureza e é ideal para toda família!
A cachoeira da Usina Velha é um cenário tão bonito que não pude deixar de fazer um post só sobre ela! Visitamos o lugar durante nossa viagem de 3 dias em Pirenópolis. Escolhemos essa cachoeira por ser muito próxima ao centro histórico – cerca de 4 km – e passamos uma tarde por lá.
Não só a proximidade atrai os turistas para o local, mas também o acesso fácil as quedas. Isso porque a trilha que parte do estacionamento tem apenas 400 m e há uma ponte para cruzar o rio. Além disso, as águas rasas e tranquilas do ribeirão são ótimas para ir com crianças.
Por fim, há outras atrações vizinhas que podem ser incluídas no mesmo passeio, como a cachoeira da Meia Lua e o Mirante do Ventilador.
Como chegar e estrutura
A cachoeira fica na pedreira da cidade e o acesso é pela rodovia dos Pireneus. Assim, é bem tranquilo encontrar a entrada, seja seguindo o GPS, seja observando a sinalização na rodovia.
Após entrar na estrada de terra, é preciso passar por uma portaria e seguir pela mesma estrada por alguns minutos, até chegar ao estacionamento.
Neste, há uma pequena lanchonete com banheiros e onde é possível comprar comidas e bebidas. É na lanchonete, também, que pagamos a taxa de visitação.
O valor da entrada é de R$25,00 e o horário de funcionamento é das 8h às 17:30h.
O estacionamento é amplo, porém a lanchonete é bem simples. Portanto, recomendo levar os próprios alimentos e bebidas. Além disso, é essencial levar protetor solar e repelente para insetos!
Fomos numa sexta-feira a tarde e o tempo estava um pouco nublado, o que contribuiu para encontrarmos o lugar quase vazio. No entanto, lembre-se que, devido a facilidade de acesso, aos finais de semana a cachoeira costuma ficar cheia de visitantes.
A água, felizmente, não estava muito gelada e pudemos nadar tranquilamente. Assim, um período do dia foi tempo suficiente para conhecer e aproveitar bem o local.
Ponte pênsil e quedas
A pequena ponte pênsil é um ótimo ponto para fotos! É uma ponte pequena e baixa, que não oferece nenhum risco e deixa o cenário bem charmoso.
A cachoeira da Usina velha tem esse nome porque a sua maior queda, de dez metros de altura, foi formada com os escombros da antiga usina que havia ali. É possível ter acesso as quedas andando pelas margens do rio e escalando as pedras.
Além desta, o local possuí mais duas pequenas quedas, as quais podemos ver nas imagens abaixo:
Por fim, poderá gostar também de ver nosso passeio pela cidade de Goiás!
Obrigada pela visita!