Picãozinho, em João Pessoa, é o lugar ideal para nadar entre os peixes em águas calmas e quentes!
As piscinas naturais de Picãozinho ficam a menos de 2 km da praia de Tambaú, em João Pessoa. E foi dessa praia que pegamos o transporte para visitá-las.
A princípio, chegamos atrasados, num domingo de manhã, e o Catamarã tinha acabado de zarpar! Porém isso não foi problema, os vendedores que ficam na costa rapidamente conseguiram que uma das lanchas fizesse o nosso transporte até o barco.
As piscinas surgem entre os recifes apenas na maré baixa, por isso é preciso consultar a Tábua de Marés para saber quando ir. Segundo pesquisei, esse é o motivo do nome: os pescadores viram um pico de pedra aparecer no mar e resolveram batizá-lo de Picãozinho.
O valor do passeio foi de R$35,00 por pessoa. Os Catamarãs são bem equipados, com um bar para consumo de petiscos e bebidas. Além disso, temos todo conforto com mesas, cadeiras e espreguiçadeiras. O barco “estaciona” próximo as piscinas e cada um escolhe sua atividade pelas duas horas que ele fica por lá.
No vídeo abaixo a visão das piscinas de cima da Catamarã. Como era domingo, os quatro barcos fazendo o passeio estavam cheios.
No barco estão disponíveis coletes salva-vidas para quem sentir necessidade. No entanto, as piscinas ficam em uma área rasa. Além disso, é possível alugar máscaras de mergulho.
Recomendo, além do protetor solar, o uso de chinelos, porque o fundo é cheio de pedras. Por isso, fique atento as recomendações dos guias.
A orientação principal é não pisar nos recifes e não alimentar o peixes, pois essas ações causam danos no ambiente da região. Como o próprio nome diz, as piscinas naturais não tem ondas, a água é muito calma. A temperatura é ótima e o barco só deixou o local quando a maré subiu.
Na volta para a costa o catamarã fez mais uma parada, em um local mais profundo, para que os passageiros pudessem brincar de pular do trampolim ou escorregar no toboágua. Os brinquedos são montados na parte de cima do barco, bem divertido!
Enfim, aconselho o passeio para toda família!
Fontes: G1