O primeiro tema do nosso projeto 7 on 7 é Culinária, então aproveito para contar 7 curiosidade sobre a comida italiana!
A culinária italiana é uma das mais conhecidas no mundo! Assim sendo, quando optamos por esse tema no nosso primeiro mês de projeto fotográfico, achei que seria uma ótima oportunidade para contar alguns fatos curiosos.
O Projeto 7 on 7 consistem em: 7 blogueiras, fazendo 7 fotos sobre um mesmo tema e postando todo dia 7 de cada mês.
Este projeto é uma forma maravilhosa de não apenas estimular nossa criatividade, como também nos tirar da zona de conforto na fotografia! Além disso, é uma ótima fonte de inspiração ver as diferentes maneiras que se pode retratar um mesmo tema.
Estou vivendo na Itália há 10 meses. Portanto, pude perceber muitas diferenças na alimentação quando comparamos com a brasileira. Seguem, então, as fotos e curiosidades:
1. Alimentos sempre frescos e valorização da agricultura local

Os italianos valorizam muito a agricultura local e produtos orgânicos (aqui chamados de biológicos) e frescos. Assim sendo, essas informações aparecem em destaque nas embalagens de qualquer produto alimentício.
Do mesmo modo, encontramos muitos restaurantes que produzem os próprios ingredientes ou fazem as próprias massas, garantindo um sabor excepcional aos pratos!
2. Uma pizza inteira para um!

A pizza é um clássico da culinária italiana, mas a massa aqui é mais fina e o recheio mais modesto que as pizzas do Brasil. No entanto, o tamanho compensa essas diferenças!
Há algumas variantes nas pizzas de acordo com cada região do país, porém dizem que a clássica mesmo é a de Nápoles. Acima de tudo, só sei que ainda não comi uma única pizza ruim por aqui, até as congeladas, de supermercado, são uma delícia!
3. Cafezinho italiano

Apesar de a cafeteira italiana, também conhecida como moka, ser muito usada por aqui, o que os italianos mais tomam mesmo é um expresso forte e curto, sempre depois de cada refeição. De fato, tomam até mesmo depois do jantar!
4. O país das massas

Pensou em comida italiana, pensou logo em macarrão! E não é a toa, aqui tem mais de, pasmem, 600 tipos diferentes de massa!
No supermercado é, certamente, um dos alimentos mais baratos e, além das massas, os molhos também existem em grande variedade.
5. No café da manhã se come um doce

No café da manhã, o costume é comer um croissant (aqui chamado de cornetto), sempre recheado com um creme doce. Assim, há vários sabores, como pistache, frutas vermelhas, pêssego.
Por isso, comer um sanduíche ou pão de manhã é bem estranho para os italianos!
6. Queijos e mais queijos

A Itália é o berço de vários tipos de queijos, como por exemplo o parmesão, o gorgonzola e o provolone. São mais de 400 tipos produzidos no país, e eu ainda quero experimentar cada um deles!Hahaha!
Na Toscana, região onde moro, encontramos principalmente o Pecorino, um queijo com sabor forte, feito com leite de ovelha.
7. Comida nas cores da bandeira!

Em resumo, conta a lenda que a combinação de tomate, manjericão e queijo surgiu para homenagear a rainha Margherita, formando um prato com as cores da bandeira. Mas, além da pizza margherita, encontramos essa combinação em diversos outros pratos típicos da culinária italiana, como a bruschetta.
Por fim, não se esqueça de visitar as outras participantes do projeto:
Diário de um Universo Paralelo ❤
Além disso, poderá gostar também de ver nosso ensaio numa paisagem da Toscana.
Obrigada pela visita!
